Redirecionador

sábado, 14 de julho de 2007

Pan do Brasil é o Escambau


Seguindo a linha de pensamento que devemos parar de abaixar a cabeça e que já é hora de ter um pouco de auto-estima e orgulho, vou aderir à campanha lançado pelo Tutty Vasques.

Tradicionalmente os Jogos Olímpicos e os Panamericanos recebem o nome da CIDADE SEDE, enquanto a Copa do Mundo recebe o nome do PAÍS SEDE.

A Rede Globo, sabe-se lá porquê, resolveu investir no lema PAN DO BRASIL. Não sei se foi uma jogada de marketing com intuito de evitar algum bairrismo e atrair o público nacional como um todo. Se for isso mesmo eu acho idiota, porque o brasileiro não tem esse sentimento tão forte assim, mesmo considerando os papos de botequim que algumas pessoas de um ou outro estado têm sobre separatismo. Na prática todos sabem que somos brasileiros antes de tudo, e se não nos unirmos não iremos sobreviver. O orgulho regional existe, e é saudável, mas ele não compete com o orgulho nacional. Ambos podem e devem conviver.

Mas tirar o nome do Rio nesse momento é negar uma vitória nossa, é negar nosso momento de alegria. Por que devemos figurar apenas nos noticiários de bala perdida? Na hora da alegria, da paz e união, aí o Pan é do Brasil? E se der tudo errado, for um caos completo, aí volta a ser Pan do Rio?

Essa insanidade só foi cometida pela Globo, por isso que acredito ser uma jogada de marketing para diferenciar do slogan das outras emissoras. Jogada estúpida, pois revoltou muitos telespectadores cariocas. Talvez tenha sido criada por algum diretor que odeie a cidade. Não sei, mas seja qual for o motivo, é estúpido.
Os Jogos Olimpicos são de Pequim, Sidney, Londres. Os Jogos Panamericanos são de Winipeg, Santo Domingo e Rio.

Goste a Rede Globo ou não.


Blogs que aderiram à campanha:
Gema Carioca
O Escriba
Diário do Rio
Carioquissimo

Comunidades do Orkut:
Pan 2007 é do Rio
O Pan é do Rio e não do Brasil
Pan-2007 é do Rio

Notícias:
Extra
Diário de Pernambuco
Isto É
Jornal do Brasil

3 comentários:

Anônimo disse...

Os Jogos são da polis... no caso a polis é o Rio de Janeiro... Por isso Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro... mesmo com o esforços dos governos estadual e federal!

Henrique

Antonio Carneiro disse...

Exato. Claro que há verbas de todas as esferas. Isso sempre acontece. O benefício também é para todos, afinal os novos centros esportivos e o laboratório anti-doping de nível internacional, por exemplo, servirão ao país todo.
Isso não muda o fato da denominação dos jogos serem atrelados à cidade em que se realizam, que sempre será diretamente a maior beneficiada ou prejudicada com o evento.

William Becher disse...

Acho que tanto faz.