Fair Play
Uma atitude, que em minha opinião, é o que criou aquela necessidade de ganhar sempre e o tempo todo. Se não ganha a todo instante, se não é o melhor de todos, então é um nada. Aliás, além de ser campeão ainda tem que "vencer e convencer".
Em tempo: Parabéns ao Figueirense, que fez poster de Vice-Campeão da Copa do Brasil, e à sua torcida, que comemorou o título inédito.
"Após assistir a mais um triste espetáculo de violência no esporte, sinto impelido a fazer uma análise.
Sabe quem realmente humilhou os jogadores adversários? Quem deu a notícia dessa forma.
No esporte não existe isso. Existem campeões, vice-campeões, últimos colocados, eliminados, vencedores, perdedores... Mas não há, nem pode haver “humilhados”.
Também recentemente, li que um famoso ex-jogador de basquete incentivava, das arquibancadas, as vaias contra determinado time. Nem que esse time estivesse jogando contra o nosso, tal atitude não se justificaria. Ainda mais partindo de um ex-atleta! Achei uma atitude deplorável.
Acho que quem não quiser, não precisa aplaudir (se bem que seria delicado por parte do anfitrião), mas vaiar e menosprezar! Quem valoriza seu adversário dá mais brilho à própria vitória!"
(...)
"Não digo que tenhamos de ser frios e quietos como ingleses assistindo um jogo de tênis, ou disciplinados como japoneses que vão de terno aos estádios... Vamos torcer, aplaudir, cantar, gritar. Quem quiser pode até “soltar a franga”... Mas vamos deixar de incluir a vaia em nosso rol de jogadas. Vamos evitar usar termos depreciativos quando nos referimos aos nossos adversários; antes e depois dos jogos. Sobretudo vamos dar um freio nesse clima contagiante de “já ganhou”, muitas vezes liderado por comentaristas esportivos, e que acomete torcedores de todos os esportes. Os outros competidores também têm seu valor, e ganhar é apenas conseqüência de um trabalho bem feito."
3 comentários:
Quanto à vaiar o adversário... é normal, e não acho que seja anti-desportivo. É assim que a torcida consegue intimidar o adversário, fazer o seu time crescer em campo, e conseguir a vitória.
Continuem a vaiar, o que não pode acontecer e sair pra porrada, e a torcida gritar "PORRADA, PORRADA" como aconteceu na final do handebol.
Mas que é bom ganhar dos argentinos, ah isso é... e de 8 gols de diferença, melhor ainda.
Mas uma coisa é vaiar um time em um campeonato, outra é vaiar um atleta de 15 anos que está realizando seu sonho olimpico ou panamericano...
E para cada esporte existe uma conduta, se não sabe como agir, tenha educação e respeito, é o mínimo que se pede a um ser humano.
Postar um comentário