Redirecionador

terça-feira, 8 de maio de 2007

Descoberta tumba do rei Herodes

Pesquisadores israelenses descobrem tumba do rei Heródes
Por Redação do IDG Now!

São Paulo - Ruínas do túmulo, sarcófago e mausoléu do rei foram encontradas no Monte Herodium, 15 quilômetros ao sul de Jerusalém.

A busca de 30 anos pela tumba de Herodes, que governou a Judéia na época do Império Romano, terminou nesta terça-feira (08/05).

A revelação dos restos de seu túmulo, sarcófago e mausoléu no Monte Herodium, localizado a 15 quilômetros ao sul de Jerusalém, foi feita pelo professor da Universidade Hebraica do Instituto de Arqueologia de Jerusalém, Ehud Netzer.

Herodes foi rei de Judéia do ano 36 a.C a 4 a.C., reconhecido pelos seus projetos arquitetônicos. O Herodium é a construção que mais se destaca, além de ser escolhido para abrigar seu corpo e memória. Segundo Netzer, o complexo é a integração gigantesca de um palácio na extremidade do deserto.

De acordo com o professor, a localização e natureza única dos achados, assim como o registro histórico, não deixam dúvidas de que esta é a localização da tumba de Herodes. O túmulo foi alcançado através de uma escada com 6,5 metros.

O grande sarcófago, com aproximadamente 2,5 metros de comprimento, é feito com pedras calcárias avermelhadas e decorado com pequenas rosas. Essas características são encontradas apenas em poucos sarcófagos ao leste de Jerusalém. A partir daí surge a certeza de que o sarcófago é de Herodes. A expectativa é encontrar inscrições em futuras escavações.

É interessante lembrar que o sarcófago e o monumento foram destruídos propositalmente durante a primeira revolta dos judeus contra os romanos, se transformando em centenas de peças.

A busca pela tumba de Herodes começou há 30 anos. Até o meio de 2006, as escavações eram focadas no Herodium Baixo, área que teria sido construída especialmente para o funeral e enterro do rei. A expedição, para chegar à montanha, antes precisou escavar um grande complexo de estruturas bizantinas.

Nenhum comentário: